NR-12

Nossas soluções para segurança funcional de suas máquinas


Somos uma empresa provedora de soluções voltadas a segurança funcional de máquinas e equipamentos. Com base nas leis, diretivas e normas nacionais e internacionais, fornecemos soluções para problemas em segurança de máquinas. Atuamos em todos território nacional, com vasto know-how nos mais diversos segmentos industriais.

Nossa equipe é formada por Engenheiros Eletricistas, Mecânicos e de Segurança do Trabalho, certificados pela TÜV Nord como especialistas em segurança de máquinas, com o título CMSE® - Certified Machinery Safety Expert. A excelência de nossos serviços é certificada por nossos parceiros comerciais, somos integradores de segurança autorizados da WEG no estado do Rio Grande do Sul. 


Inventário de Máquinas e Apreciação de Riscos


O Inventário com a Apreciação de Riscos em Máquinas é o primeiro passo prático na adequação da empresa para atender aos requisitos da NR 12. A partir dele se iniciará a gestão de um projeto de adequação. Utilizando como base a norma ISO 12100 e a metodologia HRN, definimos os limites da máquina, identificamos todos os perigos, mensuramos os riscos e definimos medidas de redução dos riscos.

A apreciação dos riscos servirá como base para a elaboração do Conceito de Segurança e do Projeto de Segurança.

Este documento é acompanhado sempre da competente ART - Anotação de Responsabilidade Técnica, emitida por Engenheiro de Segurança do Trabalho.


 

Conceito de Segurança

Um conceito de segurança eficiente deve unir segurança e produtividade. Para isso, com base na apreciação de riscos, fornecemos soluções em estreita cooperação com o pessoal de operação e manutenção. No Conceito de Segurança determinamos o Performance Level (PL conforme ISO 13849) e Categoria de Segurança (conforme NBR 14153), para todos os sistemas de comando relativos à segurança. Aliado a apreciação de riscos, o conceito de segurança servirá como base para elaboração do projeto de segurança. 

Design de Segurança - Projeto (Hardware e Software)

No terceiro passo para adequação à NR 12, elaboramos o projeto de hardware e software de segurança para a máquina. É necessário desenvolver um projeto de segurança detalhado antes da implantação, evitando-se assim retrabalho futuro, tempo de máquina parada, notificações e multas por parte dos agentes de fiscalização.

Na prática, no projeto são definidas medidas de segurança mecânicas, por meio da construção de proteções fixas e móveis intertravadas, medidas de segurança elétrica e eletrônica, com confeccção de projeto multifilar detalhado em software de automação específico, medidas hidráulicas e pneumáticas.  



Integração de Sistema

Na integração de sistema realizamos a especificação dos produtos de segurança a serem utilizados, confeccção dos sistemas de comando de segurança, confeccção das proteções mecânicas, desenvolvimento do software de segurança, parametrização, instalação, interligação dos sistemas e posta em marcha da máquina.

Nesta fase implementamos ainda as medidas administrativas de segurança, definimos o mau uso razoavelmente previsível, realizamos o treinamento do pessoal de operação e manutenção, elaboramos o laudo de aterramento para atendimento à NR 12 e NR 10 e ainda o PCEP - Programa de Controle de Energias Perigosas, com procedimento de bloqueio e etiquetagem LOTO (lockout - tagout) da máquina .

Validação e Laudo de Conformidade

A validação é o último passo para comprovação de que sua máquina está segura e atendendo à legislação. Nesta etapa verificamos se os sistemas de controle atendem aos requisitos definidos no Conceito de Segurança. Realizamos também uma nova Apreciação de Riscos, verificando se os perigos foram mitigados ou se os riscos foram reduzidos a níveis residuais.

Este material serve de base para elaboração do Laudo Técnico Científico de adequação à NR 12, que é sempre acompanhado da competente ART - Anotação de Responsabilidade Técnica. 


Clientes:

Conheça nossos clientes da NR-12

UP