Serviços

Adequação de Máquinas (NR 12)

Deixe-nos cuidar da segurança de suas máquinas. Com nossa solução turn-key todos os pontos e exigências da NR 12 são atendidos.

1) Nossa solução turn-key inicia pela Apreciação dos Riscos de sua máquina, caso ainda não a possua. Nossos Engenheiros de Segurança executam uma verificação e uma inspeção técnica na máquina, pontuando e mensurando todos os riscos envolvidos e as medidas administrativas necessárias para o atendimento pleno à Legislação em vigor.

2) O conceito de segurança consiste em definir as soluções de engenharia mecânica, elétrica e demais para a correta redução dos riscos identificados e mensurados na Apreciação de Riscos. No conceito de segurança determinamos a categoria de segurança e o nível de desempenho (PL) para os sistemas de comando relativos à segurança, conforme a NBR 14153:2013 e a ISO 13849:2006, respectivamente.

3) Projeto: Elaboramos o projeto elétrico e mecânico de segurança, atribuindo medidas de segurança aos perigos levantados.

4) Integração de sistemas: Confeccionamos os painéis elétricos e as proteções mecânicas requeridas. Selecionamos os componentes de segurança e a topologia de integração conforme o Safety Inegrity Level (SIL), categoria de risco (NBR 14153) e nível de performance (PL) definidos no projeto. Realizamos a integração de todo o sistema na máquina para a posta em marcha.

5) Validação e Treinamento: Ao final, inspecionamos o projeto executado com as exigências de segurança. Elaboramos o Laudo Técnico Científico com recolhida ART, com nova apreciação de riscos com dados detalhados sobre os resultados obtidos. Realizamos todo o treinamento de segurança para operadores da máquina e equipe de manutenção, conforme exigência da NR 12.

Clique no item NR 12 na aba principal do site e saiba mais.

UP