Serviços

Inventário e Apreciação de Riscos em Máquinas

Suas máquinas não estão adequadas à NR 12? Veja a importância de iniciar o trabalho pela elaboração do Inventário e Apreciação de Riscos.

O Inventário juntado a Apreciação de Riscos em Máquinas é o primeiro passo prático na adequação da empresa para atender aos requisitos da NR 12, a partir dele se iniciará a gestão de um projeto de adequação. Este documento é usualmente solicitado pelos Auditores do Trabalho (Ministério do Trabalho e Ministério Público) em ações de fiscalização junto as empresas.

Como é elaborado o Inventário e Apreciação de Riscos pela Biz Engenharia?

Elaboramos o Inventário e a Apreciação de Riscos conforme exigência da NR 12, em seus sub-itens 12.5, 12,153 e 12.153.1. Com base nas normas nacionais e internacionais vigentes, determinamos os limites da máquina, realizamos uma inspeção customizada para identificar todos os perigos presentes na máquina, e a consequente avaliação dos riscos identificados. Após a avaliação quantitativa dos riscos, sugerimos medidas mecânicas, eletro-eletrônicas, administrativas e organizacionais para que o risco seja mitigado ou reduzido a um nível aceitável (residual).

A Apreciação de Riscos resulta em economia de tempo e dinheiro na adequação de uma máquina, e serve como base para o desenvolvimento do conceito de segurança e para a elaboração do projeto de segurança.

Ao final é juntada a competente ART - Anotação de Responsabilidade Técnica, emitida por Engenheiro de Segurança do Trabalho certificado pela TÜV NORD como Especialista em Segurança de Máquinas (CMSE - Certified Machinery Safety Expert). 

O trabalho é entregue em formato impresso e PDF, com assinatura eletrônica via identidade digital.

UP